Pilar Q – A Qualidade como diferencial competitivo
Nosso primeiro post sobre a série QSMS é sobre a Qualidade! Você já parou para pensar qual é o diferencial competitivo nas etapas de produção do seu produto favorito?
Vamos pensar em um livro. Começa no recebimento da celulose, que é transformada em papel, que ganha impressão, a folha pronta é cortada, agrupada e encadernada e então encaminhada para a venda…
Quem dera fosse tão
fácil!
Esse é apenas parte
do processo físico e é a ponta do
iceberg na produção de um item. Como este processo é conhecido por qualquer
pessoa, as empresas estudam como melhorar suas etapas de trabalho.
Uma forma de ganhar
e manter vantagem competitiva é a
redução do período de tempo gasto para elaborar, fabricar e entregar um
produto.
Conhecido como redução do ciclo de tempo, este conceito tornou-se o pilar básico do movimento no setor da qualidade.
Vamos ao exemplo:
os carros que demoravam dias ou mesmo meses para serem finalizados nas fábricas,
hoje levam apenas 24h para estarem totalmente montados e prontos para entrega
ao consumidor.
E aí vem o problema, como manter a qualidade do produto e dos processos mesmo em um menor espaço de tempo?
Parte fundamental da gestão
Conforme foi
ganhando espaço, a qualidade também ganhou poder e passou a se tornar uma
jogadora muito competitiva e pronta
para ser o diferencial nas
indústrias.
Os fabricantes
observaram que não é possível obter uma vantagem competitiva sem produtos de melhor qualidade.
Muitos já começaram a utilizar robôs e computadores para assegurar padrões cada vez mais elevados. Aprimorar o funcionamento das empresas com base nas novas mudanças já se tornou destaque em muitos trabalhos desenvolvidos por acadêmicos e até pelas próprias empresas.
A competitividade se tornou a chave fundamental desse processo e conhecer os fatores que influem no sucesso ou fracasso das organizações impacta diretamente no produto final.
Muitas das empresas
desconhecem que quantificar e qualificar
seus fatores deve ser utilizado para planificações de projetos futuros.
Engajamento da qualidade
À medida que se
tornou cada vez mais óbvio de que era necessário aplicar mais tecnologia e que
os serviços tinham que acompanhar os produtos, as empresas chegaram a seguinte
conclusão: a qualidade depende diretamente do engajamento das pessoas.
Foi então percebido que investir na mão de obra torna qualquer organização mais competitiva, gerando um forte resultado na economia do país.
Essa medida ainda incentiva o investimento em treinamentos e educação, o que leva as pessoas a se preocuparem mais com o seu trabalho. Na maioria dos casos isso significa aos empregados a responsabilidade e a autoridade para gerir e fazer mudanças na fábrica.
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Até breve.
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