Dicas criativas,  Qualidade Integrada

5 ideias para melhorar o clima organizacional!

Hoje trazemos 5 idades práticas e sem custo (ah que demais!) para você
melhorar o clima organizacional da sua empresa.

E se, por um acaso, você perdeu alguns dos nossos artigos sobre Gestão de Pessoas, aqui é o lugar certo para começar a leitura.

Entendo
o conceito

É muito fácil vir aqui para você e dizer que clima organizacional é o
ambiente onde o colaborador está inserido, o modo como a empresa interage com
as expectativas das pessoas que ali trabalham ou ainda que é o meio mais fácil
de aumentar a produtividade.

Mesmo estas colocações estando certas, nem de longe estão completas e são
fáceis assim de se entender e de melhorar.

O Sebrae tem uma definição muito interessante para este conceito:

“O conjunto dos vários sentimentos vividos pelos colaboradores e suas consequências no ambiente de trabalho, compõe o que denominamos clima organizacional.”

Clima organizacional, portanto, não são apenas ações tomadas pela empresa
que aumentam a produtividade dos colaboradores, mas sim, a junção dos
sentimentos
vivenciados por todos, sejam eles bons ou ruins.

Hoje
o clima está … úmido?

Está aí um ponto interessante, que pode ser um dos fatores para o
desentendimento do assunto e até falta do interesse necessário.

Tecnicamente a palavra “Clima” significa, segundo o dicionário online Dicio, um:

“Conjunto dos fenômenos meteorológicos (temperatura, pressão atmosférica, ventos, precipitações) que caracterizam o estado médio da atmosfera e sua evolução num lugar dado.”

Assim sendo, podemos afirmar que o termo foi adaptado para o
ambiente de trabalho e, nem de longe, expressa o real motivo da sua existência.

Pois bem, se clima expressa as condições atmosféricas de um certo
ambiente físico e o ambiente de trabalho envolve emoções e sentimentos não
materiais, por que utilizar esse termo?

Sentimento
organizacional

Para essa pergunta não temos base de resposta, mas também não é o enfoque
neste post.

Nosso objetivo é te mostrar que em uma empresa sempre haverá sentimentos
bons ou ruins, e cabe à direção saber trabalha-los a fim de manter um
nível saudável para todos.

Pensando nisso estamos aqui propondo um novo termo: Sentimento organizacional.

Qual o sentimento em relação a sua empresa?

Sentimento é uma palavra mais fácil de ser compreendida e medida em todos
os níveis hierárquicos.

Sentimentos
são mais compreensíveis

Na prática é muito mais fácil você explicar para alguém que na sua
empresa há o sentimento de felicidade e gratidão pelas tarefas desempenhadas do
que dizer que o clima está bom e satisfatório.

Regular, bom e satisfatório são termos técnicos, que remetem a
imparcialidade e que trazem uma bagagem mais burocrática e de difícil alcance
para parte da população.

Já palavras como felicidade, gratidão, reciprocidade ou até mesmo
desânimo trazem sentimentos à tona, despertam curiosidade, facilitam a
compreensão do estado emocional atual
e são mais fáceis de serem alcançados
ou mudados pela grande massa.

Chegamos
as 5 dicas!

Sem mais esperar, nosso infográfico mostra 5 dicas práticas de como melhorar o “clima” organizacional, a partir dos sentimentos da organização.

5 ideias para melhorar o clima organizacional

Então, qual o sentimento da sua empresa? Comente e compartilhe conosco!

Até breve.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *