5 ideias para melhorar o clima organizacional!
Hoje trazemos 5 idades práticas e sem custo (ah que demais!) para você
melhorar o clima organizacional da sua empresa.
E se, por um acaso, você perdeu alguns dos nossos artigos sobre Gestão de Pessoas, aqui é o lugar certo para começar a leitura.
Entendo
o conceito
É muito fácil vir aqui para você e dizer que clima organizacional é o
ambiente onde o colaborador está inserido, o modo como a empresa interage com
as expectativas das pessoas que ali trabalham ou ainda que é o meio mais fácil
de aumentar a produtividade.
Mesmo estas colocações estando certas, nem de longe estão completas e são
fáceis assim de se entender e de melhorar.
O Sebrae tem uma definição muito interessante para este conceito:
“O conjunto dos vários sentimentos vividos pelos colaboradores e suas consequências no ambiente de trabalho, compõe o que denominamos clima organizacional.”
Clima organizacional, portanto, não são apenas ações tomadas pela empresa
que aumentam a produtividade dos colaboradores, mas sim, a junção dos
sentimentos vivenciados por todos, sejam eles bons ou ruins.
Hoje
o clima está … úmido?
Está aí um ponto interessante, que pode ser um dos fatores para o
desentendimento do assunto e até falta do interesse necessário.
Tecnicamente a palavra “Clima” significa, segundo o dicionário online Dicio, um:
“Conjunto dos fenômenos meteorológicos (temperatura, pressão atmosférica, ventos, precipitações) que caracterizam o estado médio da atmosfera e sua evolução num lugar dado.”
Assim sendo, podemos afirmar que o termo foi adaptado para o
ambiente de trabalho e, nem de longe, expressa o real motivo da sua existência.
Pois bem, se clima expressa as condições atmosféricas de um certo
ambiente físico e o ambiente de trabalho envolve emoções e sentimentos não
materiais, por que utilizar esse termo?
Sentimento
organizacional
Para essa pergunta não temos base de resposta, mas também não é o enfoque
neste post.
Nosso objetivo é te mostrar que em uma empresa sempre haverá sentimentos
bons ou ruins, e cabe à direção saber trabalha-los a fim de manter um
nível saudável para todos.
Pensando nisso estamos aqui propondo um novo termo: Sentimento organizacional.
Sentimento é uma palavra mais fácil de ser compreendida e medida em todos
os níveis hierárquicos.
Sentimentos
são mais compreensíveis
Na prática é muito mais fácil você explicar para alguém que na sua
empresa há o sentimento de felicidade e gratidão pelas tarefas desempenhadas do
que dizer que o clima está bom e satisfatório.
Regular, bom e satisfatório são termos técnicos, que remetem a
imparcialidade e que trazem uma bagagem mais burocrática e de difícil alcance
para parte da população.
Já palavras como felicidade, gratidão, reciprocidade ou até mesmo
desânimo trazem sentimentos à tona, despertam curiosidade, facilitam a
compreensão do estado emocional atual e são mais fáceis de serem alcançados
ou mudados pela grande massa.
Chegamos
as 5 dicas!
Sem mais esperar, nosso infográfico mostra 5 dicas práticas de como melhorar o “clima” organizacional, a partir dos sentimentos da organização.
Então, qual o sentimento da sua empresa? Comente e compartilhe conosco!
Até breve.
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