Você conhece o novo conceito de QSMS?
Hoje trazemos um novo conceito, visto que estamos cada vez mais conectados através das novas tecnologias.
Em questão de segundos você fica sabendo de acontecimentos ao redor do globo terrestre, e no mesmo instante já pode compartilhar nas redes sociais e fazer comentários/críticas sobre o que você acha certo ou errado.
E essa modernização é ótima!
Empresas ficam muito mais íntimas de seus consumidores, aumentam suas vendas e fidelizam seus clientes através da troca de experiências e humanização de todo o processo.
A transparência está em alta e a partir da facilidade com que temos acesso aos conteúdos divulgados, nos tornamos parte do grande processo de globalização.
Assim não é diferente dentro das organizações. Setores independentes estão deixando de existir isoladamente para passarem a coexistir e ficarem dependentes uns dos outros.
Integração
é a palavra-chave
Integrar processos
e pessoas é estruturalmente eficaz pois evita análises focalizadas em um
problema específico e garante a busca por melhorias de forma global.
Alguns exemplos
práticos de integração:
- Ambientes de trabalho unificados, sem divisórias;
- Integração de recém-contratados;
- Integração do time de vendas no começo do ano;
- Reuniões multissetoriais;
- Feedback de clientes e de funcionários;
- Palestras e seminários;
- Gincanas em datas comemorativas;
- Unificação de sistemas e documentos de trabalho
Os oito itens citados mostram que é sim possível aplicar práticas simples de mudanças de rotinas, layouts, processos e documentação para que uma organização alcance melhorias significativas através da gestão integrada.
Você conhece a
sigla QSMS?
QSMS é a junção de Qualidade, Segurança, Meio ambiente e Saúde Ocupacional na formação da Gestão Integrada da Qualidade.
Alguns autores também já acrescentaram RS à sigla para incluir a Responsabilidade Social ao conceito. Outros também nomeiam este novo conceito como Gestão de Sistemas Integrados ou somente como Gestão Integrada.
Hoje essa integração é tão importante pois um sistema não se mantém sozinho, ele sempre necessitará de outro para ser 100% implementado, ou sua estrutura fica incompleta.
Por anos a ISO 9001 foi absoluta e era a única referência para a manutenção dos processos, mas hoje esse sistema cresceu e se expandiu, atingindo diretamente as pessoas, pois processos são movidos e gerenciados por pessoas.
Com a divulgação de outras normas, como a ISO 14001 e a OHSAS 18001 (hoje ISO 45001) fica o questionamento: como você vai gerar todas essas normas se não integralizá-las?
Nos próximos posts traremos cada conceito e aprofundaremos um pouco mais sobre o tema.
Assine nossa newsletter e recebe em primeira mão nossas atualizações!
Não deixe de nos seguir e compartilhar nas redes sociais!
Até breve.
Comentários