Vamos começar falando de Qualidade?
Situação 1: Você
está em uma loja comprando uma camiseta básica e encontra duas opções de mesmo
tamanho, mesma cor e mesmo preço, mas uma é melhor porque tem um tecido mais
suave e fresco ao toque do que a outra. Então você leva a melhor peça.
Situação 2: Você
precisa comprar um sofá novo para sua sala e no seu site preferido há duas
opções muito parecidas com o estilo que combina com a sua casa, mas você acaba
comprando aquele que custa R$100,00 a mais, pois mesmo mais caro a densidade da
espuma é mais confortável.
Situação 3: Na
empresa onde você trabalha os colaboradores de uma certa máquina precisam
utilizar luvas para proteção. O comprador orça com 3 fornecedores diferentes,
dois ficam com o mesmo valor mais baixo, mas ele acaba fechando com aquela
empresa que tem maior reputação no mercado.
O que há de comum
nestes casos?
Em todas as
situações a qualidade foi decisiva para adquirir o produto!
Múltiplos
conceitos
Engana-se quem
pensa que qualidade é somente oferecer um produto que não estraga. Esse é um
conceito que já caiu em desuso nestes últimos anos visto a facilidade que a
humanidade ganhou junto com a modernização da internet.
A qualidade engloba
conceitos como:
- Oferecer produtos duráveis e seguros;
- Oferecer serviços de qualidade;
- Respeitar os colaboradores, o meio ambiente, a sociedade e seus clientes;
- Alcançar uma ótima reputação ao longo dos anos;
- Adaptar-se com facilidade as tendências.
Hoje ser o preço mais baixo do mercado não garante que você venderá sempre mais que os outros concorrentes. Se o seu produto ou serviço não tiver um diferencial que agrade aquele consumidor específico as chances de você perder a sua clientela serão muito próximas de quando é vendido um produto de baixa qualidade.
Qualidade deixou de ser um conceito e passou a ser uma cadeia de ações.
A qualidade começa de dentro para fora e vai desde oferecer condições de trabalho saudáveis aos colaboradores até conquistar um cliente pronto para comprar novamente. Um trabalhador feliz e saudável, um produto que preserva o meio ambiente, uma empresa que respeita a sociedade ao seu redor e um cliente satisfeito geram a cadeia da qualidade.
Infelizmente várias são as empresas no Brasil que não entendem ou que não respeitam esse processo. E por mais que o produto ofertado tenha uma ótima durabilidade e funcionalidade, consumidores deixam de comprar por não se verem encaixados na política da empresa.
Adapta-se
às mudanças
Assim como o
conceito da qualidade mudou, as empresas também precisam acompanhar as
tendências do mercado e o novo perfil do consumidor. As pessoas estão
conectadas 24h por dia, acompanham em tempo real os acontecimentos globais,
opinam em redes sociais sobre produtos e serviços adquiridos e sabem que sua
empresa não é única no mercado.
Agora, eis a
questão: mesmo assim você continua seu
processo de fabricação igual ao que era 3, 4 ou 5 anos atrás?
Um restaurante, por
exemplo, pode ser referência em qualidade quando passa a ofertar opções no
cardápio que incluem massas integrais ou sem glúten, sem necessariamente ter
que alterar o sabor dos pratos. Quando cuidamos do nosso consumidor e ofertamos
o que ele quer consumir nós também alcançamos a qualidade.
Comece
pela desburocratização
“A ISO é chata,
temos vários documentos para assinar, perdemos muito tempo, vamos acabar com
isso”
Se você já pensou
isso, lamento informar, mas a sua empresa está longe de ter uma gestão da
qualidade eficiente e ativa. Quando chegamos ao ponto de afirmar
categoricamente que a qualidade se tornou um monte de papel guardado na gaveta
e ocupando espaço no HD é porque está na hora de reformular todo o seu SGQ
(Sistema de Gestão da Qualidade).
Sistemas de
qualidade possuem como requisito o registro dos processos pertinentes a
fabricação dos produtos, mas isso não significa que um checklist, por exemplo,
precise te dar sono na questão 23 porque tem 3 páginas de letras miúdas. Use
a tecnologia a seu favor e crie um documento de preenchimento online,
autoexplicativo, com infográficos e figuras que representam ou não o processo
correto.
Não tenho SGQ então
não tenho que ter formulários na minha empresa, correto? Sim e não! Mesmo você
não tendo a obrigatoriedade do registro dos seus processos, ter esse
diferencial melhora sua imagem no mercado e facilita seu dia a dia. Quando é
necessário trocar um funcionário de função, não seria muito mais prático ter
uma instrução de trabalho com todas as fotos do processo de montagem do que
perder 2 ou 3 meses explicando tudo para o novo colaborador?
Comece aos poucos, avalie seu trabalho e mude um processo hoje. Isso já será o bastante para que você comece a modernizar a qualidade no seu setor.
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Até breve.
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