Função e atividade: entenda a diferença agora!
É muito, mas muito, comum encontrar pessoas que não conhecem a diferença entre função e atividade.
Entretanto essa diferença existe e seu devido entendimento é importante para a elaboração do mapa organizacional, para o bom funcionamento do relacionamento interpessoal, além de ser a base para o estudo da Segurança do Trabalho.
Vamos às diferenças
No GIF trazemos a principal diferença existente entre a descrição da função e a descrição da atividade.
E não é a mesma coisa? Com certeza não!
Vamos entender através de um exemplo prático:
O Sr. Roberto foi contratado para a função embalador em uma empresa de peças para motocicletas. Em seu posto de trabalho ele recebe e confere as peças, embala em plástico bolha, armazena cuidadosamente dentro das caixas, fecha com fita adesiva e coloca no pallet para enviar à transportadora. Ás vezes, neste meio tempo, ele precisa ir ao almoxarifado buscar caixas de fita adesiva, trocar o pallet, carregar a máquina de plástico bolha, preencher a ficha de produção e limpar e organizar seu posto de trabalho.
Neste cenário, vamos separar a função das atividades:
Descrição da Função: embalador de peças – CBO 7841-05
Descrição das Atividades: conferir as peças; embalar com cuidado e envolto em plástico bolha; vedar a caixa de embalagem; separar em local adequado para retirada da transportadora; repor os materiais de uso diário (fitas, plástico bolha); preencher a ficha de produção; realizar manutenção da limpeza e organização do posto de trabalho.
O detalhe vem agora: nem todas as atividades precisam ser desempenhadas todos os dias, mas isso não significa que não fazem parte da função do Sr. Roberto.
Partindo deste princípio, a Segurança do Trabalho subdivide as atividades em habituais e eventuais.
Ou seja, embalar as peças é uma atividade habitual (realizada todos os dias), já se deslocar até o almoxarifado para poder repor a fita adesiva é uma atividade eventual (realizada não diariamente, mas conforme a necessidade).
Importância da distinção
A correta descrição da função e das atividades evita problemas de relacionamento interno (link).
Quando os colaboradores não conhecem suas atividades diárias podem ocorrer conflitos, pois se ninguém é dono de tal atividade, como ela será executada?
Para evitar tais problemas, são utilizados documentos da qualidade ou ordens de serviço que descrevem todas as atividades a serem desempenhadas e servem como apoio para colaboradores e empregadores.
Que tal aplicar na sua empresa?
Comentários