Cuidar do ambiente de trabalho como prática de gestão integrada
Nos posts anteriores abordamos mais especificamente sobre a gestão de pessoas como base da gestão. E a partir de hoje vamos integrar a gestão de pessoas com as outras gestões da empresa.
De tal forma que ter zelo e investir no ambiente de trabalho também deveria ser uma das atividades da Gestão de Pessoas, mas muitas vezes não é.
Muitas empresas deixam a cargo dos gestores de cada setor a exclusiva tarefa de melhorar o ambiente de trabalho para produz mais e com menor custo.
O que poucos percebem é que esta deveria ser uma tarefa dividida entre o gestor do setor e a gestão de pessoas.
Então você me pergunta: por que você afirma isso?
Tarefas compartilhadas
Quando dividimos uma tarefa a carga de trabalho diminui facilitando o alcance dos objetivos e reduzindo o tempo.
E isso é tão bom que podemos abrir chance para que novas ideias surjam e mais conteúdo seja abordado.
Desta forma, um gestor de produção que precisa diminuir custos e aumentar a produção pode deixar o cuidado do ambiente em segundo plano.
É nesse ponto em que entra a gestão de pessoas lembrando que um ambiente saudável melhora a qualidade de vida dos colaboradores e aumenta a produtividade através da satisfação pessoal.
Envolvimento global
Não só de produção uma empresa sobrevive, pois pessoas estão conectadas com a empresa em todos os setores, dentro e fora da empresa.
Assim, a gestão de pessoas precisa ter um olhar global dentro da empresa e entender que o ambiente de trabalho é o local onde passamos a maior parte de nossa vida.
Continue acompanhando, pois nos próximos posts vamos aprofundar um pouco mais sobre os ambientes de trabalho e suas qualidades.
Até breve!
Comentários