Por onde começar para ter uma boa gestão?
O termo gestão ganhou gosto pelos brasileiros nos últimos anos e isso é ótimo. Gerir algo ou alguma atividade, seja pessoal ou profissional, demanda organização e empenho. É intrínseco ao ser humano precisar aprender desde pequeno a gerir seu tempo, sua fome, suas coisas e suas necessidades fisiológicas.
Crianças que são estimuladas desde pequenas que há o tempo certo para brincar, estudar e dormir desenvolvem e aprimoram suas habilidades de gestão ao longo dos anos. Entretanto, crianças que não recebem esse estímulo em casa não desenvolvem ou demoram a desenvolver tal habilidade.
Apenas uma pequena parcela dos pais conseguem auxiliar esse desenvolvimento nas crianças e as que não recebem incentivo acabam, principalmente, com problemas profissionais e financeiros quando adultas devido a falta de gestão pessoal e financeira.
Quantas gestões
você conhece?
Façamos um
exercício mental: quantos tipos de gestão diferentes você consegue pensar
agora?
5, 6, 10 tipos?
Abaixo listamos as mais conhecidas:
Gestão Ambiental:
utilizada para preservar o meio ambiente através de ações conscientes que
minimizem o impacto gerado pelas indústrias. Ou ainda utilizada por governos
para preservar as reservas naturais existentes.
Gestão da Qualidade: conforme já falado aqui no blog, esta gestão pode ser específica para um produto, um serviço, ou uma cadeia de ações.
Gestão da Saúde: específica às áreas que cuidam das pessoas, tanto para cuidar dos enfermos quanto como prevenção de doenças.
Gestão da Segurança
do Trabalho: preconiza a prevenção de acidentes e a manutenção da qualidade de
vida dos trabalhadores nas empresas.
Gestão de Pessoas: cuida e investe nas pessoas de uma empresa, mas de uma forma mais ampla e humanizada, ao contrário dos antigos RH que apenas analisam a legislação trabalhista.
Gestão de Resíduos:
controla e faz a destinação correta de resíduos vindos de indústrias,
comércios, residências e de saúde que possam contaminar o meio ambiente.
Gestão de Riscos: fundamental para prevenir ou eliminar possíveis riscos em qualquer nível de uma organização. Quando bem utilizado, facilita a identificação de sugestões de melhorias.
Gestão do
Conhecimento: contribui para a expansão do saber das pessoas, sejam elas em
escolas, universidades e profissional.
Gestão do Tempo:
essencial para que as outras gestões funcionem, o tempo quando bem organizado
rende o trabalho em 100%.
Gestão Empresarial ou de Negócios: auxilia na abertura de novas empresas ou aquelas já no mercado a crescerem suas vendas.
Gestão Financeira:
dedicada ao uso correto dos recursos financeiros de uma empresa ou pessoal.
Gestão Pessoal: é
única e exclusiva de cada pessoa, e quando combinada aumenta o potencial de
crescimento profissional e familiar.
Gestão Pública:
exclusiva para órgãos públicos e governos para a manutenção da sociedade.
Infelizmente se tornou burocrática e ineficaz no Brasil.
Gestão Social: pode ser aplicada por qualquer pessoal ou empresa, pois visa ajudar a parcela da população mais necessitada, seja com a doação de recursos ou como apoio voluntário.
A gestão começa
em você
Antes de gerir uma empresa, um setor, ou um projeto é preciso ser um ótimo gestor de si mesmo. Pessoas que possuem ou desenvolveram a habilidade de gerir sua vida pessoal são gestores profissionais muito melhores. O hábito de gerir começa com o gerenciamento correto do seu tempo.
Você é daquelas pessoas que chega em casa no final do expediente e já tem todas as tarefas organizadas ou você chega em casa e duas horas depois não lembra do que fez nesse tempo?
Aplique
corretamente o tempo, ajuste sua vida pessoal e financeira, organize e reserve
horários exclusivos para cuidar das suas finanças e dar atenção para seus familiares
ou seus pets, crie o hábito da sua própria gestão.
Não tenho a mínima
ideia de como começar, isso significa que nunca serei um bom gestor? Claro que
não! Há vários materiais, blogs, ebooks, canais no YouTube que podem te ajudar
de maneira gratuita a desenvolver seu lado gestor. Há também vários cursos de coach
e outros mais que auxiliam na criação e desenvolvimento de habilidades
necessárias ao gerenciamento pessoal e profissional.
Aplique no seu
profissional
Após desenvolver as habilidades certas para o seu gerenciamento pessoal, comece a aplicar no meio onde você trabalha. Mesmo empresas que não possuem certificações de normas precisam gerenciar seus processos de maneira rápida, simples e eficaz. Todo gestor, seja ele do operacional ou do financeiro, precisará gerir documentos e pessoas para manter seu setor em funcionamento.
Assim como a qualidade, a gestão também é um processo cíclico, é um organismo vivo no meio empresarial. Pode ir desde a confecção de documentos da qualidade, instruções de normas de segurança, comunicação com fornecedores e clientes até o desenvolvimento do pessoal.
A gestão precisa ser prática, dinâmica, pouco burocratizada e dispor de uma ótima comunicação interna para que seja muito eficaz e render lucros para a empresa.
Gostou? Compartilhe, estamos nas redes sociais!
Até breve.
Comentários